Adriany Mouta da Clínica Duvivier fala sobre o “Melasma”.

13552667_1111873905554409_1824043502_n

          Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais frequente  na face, mas pode ocorrer nos braços e colo. Afeta  em maioria as mulheres. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais, à gravidez e principalmente à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição  à luz Ultravioleta  e mesmo à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética e  histórico familiar também influencia no surgimento desta condição.

melasma1

10653460_694385170642806_1251821366586399832_n

Começam a aparecer manchas escuras ou acastanhadas na face, principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz, lábio superior (o chamado “buço) e nas têmporas, lateral dos braços e colo. As manchas têm formatos irregulares e bem definidos, sendo geralmente simétricas (iguais nos dois lados). Muitas vezes as pessoas relacionam o surgimento da mancha ao uso de algum creme, um procedimento de depilação com cera, acidentes domésticos com calor ou forno, mas todas essas possibilidades são apenas “mitos”, não comprovados cientificamente.

Aqui na Duvivier temos  indicado diagnostico  e tratamento desta condição. Os tratamentos variam, mas sempre compreendem hábitos domiciliares de higiene e fotoproteção e o uso de medicamentos tópicos e procedimentos clínicos para o clareamento. É importante salientar entretanto que o tratamento do melasma sempre prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.

Tratamento:

O ponto de partida é: Aplicar um filtro solar potente físico e químico, com FPS mínimo de 30 nas regiões expostas do corpo é a medida essencial.

Para ajudar na remoção destas manchas, peelings clareadores podem ser realizados.

O peeling pode clarear a pele de forma gradual e até mais rapidamente do que os cremes. Existem diversos tipos de procedimentos: alguns mais superficiais (mais seguro) e outro mais profundos da pele .A consulta e teste das medicações podem auxiliar na escolha do procedimento mais adequado para cada caso.

Há algumas formas de energia luminosa que podem ajudar no conjunto de medidas para clarear o melasma. Esta modalidade de tratamento deve ser realizada com cuidado para não gerar mais pigmentação.

A Duvivier tem os melhores recursos e portanto esta preparada para cuidar da sua pele corpo e rosto.

Duvivier..Cuidando com amor.