O QUE É E PARA QUE SERVE A CONTABILIDADE?, COM GRIJALBA E VALDENE FROTA.

Foto: Reprodução – Assescon

        O que é contabilidade? A contabilidade é uma das disciplinas que fazem parte das Ciências Sociais Aplicadas. Seu objetivo é registrar as variações patrimoniais e ainda auxiliar na organização das finanças empresariais, de forma quantitativa e qualitativa.

          O profissional com curso superior na área é denominado como “profissional Contábil”, porém é mais conhecido como contabilista. A denominação é conquistada após a aprovação no exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Até 2015 a formação na área contábil também habilitava os profissionais técnicos. Tanto os contadores quantos os técnicos contábeis somente podem exercer suas atividades se estiverem regularmente registrados nos CRC – Conselho Regional de Contabilidade.
O profissional especializado na área pode ser contratado para empresas de pequeno, médio ou grande porte. Ele pode trabalhar sozinho ou contar com toda uma equipe, a necessidade depende de cada empresa.

          A Contabilidade é segmentada em algumas atividades, como a escrituração, demonstração, auditoria e análise de balanço. Escrituração é o registro cronológico do patrimônio da empresa.
A demonstração contábil é a apresentação dos resultados alcançados em determinado período, que pode ser semanal, mensal, ou anual, de acordo com a necessidade da organização.

          A análise de todos os dados registrados é conhecida como auditoria.
A análise de balanço é a interpretação de todo o trabalho contábil, que visa apresentar aos empresários e terceiros as variações ocorridas de forma clara e simplificada. Além disso, existem empresas de contabilidade que são contratadas por companhias menores, que não precisam de um acompanhamento diário. O cliente envia toda a movimentação mensal e os contadores analisam, registram e respondem com os relatórios necessários. Contatos via ligação e e-mails auxiliam a troca de informações. Uma empresa de contabilidade pode atender clientes de diversas áreas ou se especializar em determinados segmentos de mercado.

          O profissional da área tem diversas opções para especialização, como contabilidade aplicada, estratégica, ambiental, fiscal, hospitalar, pública e tributária, por exemplo.
          Segundo dados do CFC, o Brasil possui 543.523 contadores.
          No dia 22 de setembro é comemorado o dia do contador.
          Já o dia do contabilista é celebrado no dia 25 de abril.
          O padroeiro da profissão é São Mateus, coletor de impostos.

Para que serve a contabilidade

          A contabilidade é indispensável para qualquer empresa, sendo obrigatória para pessoas jurídicas de acordo com a Lei 6.404/1976. O controle cfraudes e garante a segurança do patrimônio empresarial.
Com o crescimento do empreendedorismo e de novas formas de mercado, como o e-commerce, cada vez mais os profissionais buscam pelas vantagens oferecidas pela contabilidade. Além do básico.

          A utilidade da contabilidade vai muito além da rotina básica de uma empresa.
Tem-se na contabilidade uma fonte rica de dados e informações que são extremamente uteis no gerenciamento do negócio.

          Uma empresa que busca crescer e expandir por meio de filiais ou franquias, precisará de um trabalho contábil eficaz para avaliar seu histórico de atuação e traçar perspectivas futuras para um novo desafio.

          A Contabilidade deve ser uma aliada do empresário, não só por fornecer inúmeras informações, mas também por trazer segurança no correto encaminhamento dos procedimentos legais e fiscais de uma empresa.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no print
Print

© 2020 – Todos os direitos reservados Blog César Macêdo
Desenvolvido por Rafael Teixeira – Criado com WordPress e Elementor PRO

IMPORTANTE! Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies. LER POLÍTICAS DE PRIVACIDADE.