DICA ASSESCON: MINHA EMPRESA DEVE TER CONTADOR?

          Valdene e Grijalba Frota respondem: Sim, sua empresa deve ter um contador!

          De acordo com a lei, toda empresa deve ter seus livros contábeis escriturados. Somente o contador com registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) pode escriturar e assinar os livros contábeis. Continue lendo para maiores informações.

          Contexto

          A contabilidade é considerada, para muitos, a simples geração de impostos. Mas existe muito mais por trás dessa rotina. Preparamos esse material com embasamento para te explicar sobre a obrigatoriedade da contabilidade para qualquer empresa.

          Obrigatoriedade de se ter um contador

          Você deve saber que sua empresa deve ter os “livros contábeis”, ou que você deve pagar imposto sobre qualquer nota fiscal emitida. Também, já deve ter pensado que poderia fazer isso sozinho. Ou, pode até já ter pensado que, como você só emite uma nota fiscal por mês, nem precisa fazer a contabilidade. É aí que muitas pessoas se enganam e suas empresas entram no risco da irregularidade.

          A contabilidade e sua documentação comprobatória são necessárias para a empresa como instrumento de controle, defesa ou preservação de patrimônio. E essa escrituração contábil deve ser feita por um contador.

          A Legislação Federal prevê essa obrigatoriedade, deixando livre para que o empresário siga um sistema de contabilidade mecanizado ou não, mas se baseando sempre na escrituração uniforme de seus livros.

          É importante ressaltar que essa obrigatoriedade independe do porte da empresa. Portanto, MEs e EPPs devem estar sempre regularizadas e com um contador responsável pela escrituração. Inclusive as empresas enquadradas no Simples Nacional que, mesmo sendo menos burocrático, recebem a mesma tratativa.

          Mas e o MEI? É obrigado a ter contador também?

          Não. Apenas o Microempreendedor Individual (MEI) é exceção nessa regra. Por quê? Porque ele recolhe impostos com contribuições fixas mensais, independente de quanto faturou (desde que seja até R$ 36.000,00 no ano). (trinta e seis mil reais), optante pelo Simples Nacional e que não esteja impedido de optar pela sistemática prevista neste artigo.

          Conclusão

         A contabilidade é obrigatória para todas as empresas. Além disso, a contabilidade deve servir como instrumento de controle para o micro e pequeno empresário gerenciar seu negócio com base nos resultados apurados nos livros contábeis.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no print
Print

© 2020 – Todos os direitos reservados Blog César Macêdo
Desenvolvido por Rafael Teixeira – Criado com WordPress e Elementor PRO

IMPORTANTE! Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies. LER POLÍTICAS DE PRIVACIDADE.