Aparelhos Ortodônticos: Quais os cuidados que se deve ter com uma prótese dental?

Próteses Fixas

Como o próprio nome já diz, não podem ser removidas da boca. O cuidado de higiene é o mesmo realizado nos dentes naturais, porém, de uma forma específica. O uso do fio-dental deverá ser realizado com o auxílio de um Passa Fio. Em seguida, a escovação, com pasta e escova de dente (lembre-se sempre: estas deverão ser de cerdas macias). Pode-se também associar o uso de escovas interdentais

– No caso de próteses extensas.
– E enxaguatório bucal.

Próteses Removíveis

São próteses que podem e devem ser removidas da boca. Sendo assim, há o cuidado de higiene da prótese e o da cavidade bucal. O primeiro cuidado que se deve ter, no momento da higienização, é a preparação do local onde será realizado. O ideal é que seja feita na pia do banheiro. Coloque uma tampa no ralo da pia e encha com um pouco de água. Deixe, também sobre a pia, uma toalha. Com isso, no caso de uma possível queda, a prótese será amortecida e não será danificada.

Recomenda-se o uso de escovas específicas para prótese e de sabonete neutro ou pasta de dente não abrasiva. Evitar o uso de água morna ou quente. Deve-se limpar a parte que fica em contato com a gengiva e a parte dos dentes artificiais.

Como já mencionado, as próteses removíveis podem ser parciais ou totais. Os cuidados são parecidos:

– No uso de Prótese Parcial Removível: quando há dentes naturais na boca, deve-se prosseguir com a higienização dos mesmos (fio dental, escova com pasta de dente e enxaguatório bucal).
– No caso de Prótese Total: quando não há dentes naturais na boca, deve-se higienizar, com escova e pasta de dente, o “céu da boca”, as bochechas, a língua e toda a área onde a prótese.

Para um maior conforto, a prótese deverá ser removida da boca à noite, na hora de dormir. Ela deverá ficar imersa em um recipiente com água para que não haja deformação do material. E, quando houver a necessidade de ser removida por um período, também deverá ficar imersa.

Não esqueça higienização deve ser realizada sempre ao acordar, após as refeições e antes de dormir!

Fotos/Vídeos: Reprodução

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no print
Print

© 2019 – Todos os direitos reservados Blog César Macêdo
Desenvolvido por Rafael Teixeira – Criado com WordPress e Elementor PRO

IMPORTANTE! Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies. LER POLÍTICAS DE PRIVACIDADE.