Pé na Estrada: Mais Passeios incríveis para conhecer as belezas do litoral do Ceará no pós-pandemia.

Continuamos nosso passeio pelo litoral do Ceará, um dos maiores do Brasil, com 578 km de extensão e que abriga lindas praias, dunas, muitas maravilhas naturais e programas inesquecíveis para fazer. Vamos curtir, e Pé na estrada!

Praia Redonda – Icapuí

A Praia Redonda, está localizada a 210 km de Fortaleza no litoral leste do estado do Ceará, no município de Icapuí. A cidade de Icapuí, faz divisa com o estado do Rio Grande do Norte.

É uma vila de pescadores, e destaca-se pela exuberância de suas falésias multicoloridas. Tem como vizinhos a praia de Peroba a leste, e praia de Ponta Grossa a oeste.

A infraestrutura turística ainda é pequena mas, Icapuí já dispõe de alguns hotéis, pousadas e alguns restaurantes e barracas de praia. Nos meses de agosto/setembro costuma acontecer o “Festival da Lagosta”, uma festa de grande envergadura que atrai tanto importadores/exportadores, renomados “chefs” de culinária, quanto o público em geral, que vêm realizar negócios e também apreciar as iguarias preparadas à base do crustáceo.

Praia de Ponta Grossa – Icapuí

Localizada no município de Icapuí, a Praia de Ponta Grossa conserva um aspecto nativo e não possui grande infraestrutura turística. A paisagem, além da beleza do mar, ganha o incremento das falésias com diferentes cores. O local é marcado por uma ponta de pedra em barro vermelho que segue até o mar.

A cidade possui um minimuseu, com achados indígenas e holandeses, passeios de buggy e bote à vela, com direito a mergulho no corais e o mais belo pôr do sol pode ser visto de cima de uma imensa duna.

De acordo com os moradores, a lagosta mais saborosa da região se encontra lá, além dos melhores e maiores camarões e peixes.

A trilha ecológica de Ponta Grossa, demarcada com identificação das espécies vegetais nativas e de onde se avista A visita à Estação Ecológica de Mangue Pequeno, com acesso a uma plataforma que adentra o mangue, para observação da fauna e da flora da região do mangue.

Praia de Águas Belas – Cascavel

A praia de Águas Belas, localizada a 65km de Fortaleza no litoral leste do estado do Ceará, no município de Cascavel, e é reconhecida por suas belas paisagens e pelo encontro do rio Mal-Cozinhado com o mar.

Para conhecer melhor a biodiversidade da região, a praia e a flora típica da caatinga, recomendamos o passeio de panorâmico buggy, que vai pela praia até a foz do Rio Mal-Cozinhado, onde há uma balsa, e o passeio segue até a Bica do Casadinho, passando por trilhas ecológicas, oásis de dunas e muitos coqueirais.

A praia de Águas Belas possui razoável estrutura de barracas de praia e uma boa oferta de pousadas. Uma ótima opção para quem quer relaxar!

Praia da Lagoinha – Paraipaba

A praia da Lagoinha fica distante 124km de Fortaleza, no litoral oeste do Ceará, no município de Paraipaba. Essa belíssima praia é considerada uma das mais belas praias do Brasil, e conta com uma rede hoteleira de qualidade.

Lagoinha possui praias, lagoas naturais, dunas, cachoeiras, enseadas e um mar de uma beleza incrível. São quase 14 km de praias, que se estendem da foz do Rio Curu até a barra formada pelas águas da lagoa das Almécegas.

A paisagem é de cartão postal, na foto ao lado, o Mirante da Praia da Lagoinha, de onde é possível ter uma visão panorâmica e exuberante do local: As dunas avermelhadas, vários coqueiros, a enseada em formato de meia-lua que desemboca em arrecifes no mar, e um por de sol de arrepiar!

Para os que querem conhecer as belezas do local, sugerimos o passeio de buggy e a visita à lagoa das Almécegas com travessia em um catamarã, uma espécie de embarcação estilo jangada.

Praia de Bitupitá – Barroquinha

A praia de Bitupitá fica distante 395km de Fortaleza, no litoral oeste do Ceará, no município de Barroquinha. Reduto de belezas naturais quase intocadas, com lindas paisagens composta de praias desertas, com dunas, coqueirais, foz de rios e o maior manguezal do estado do Ceará.

Bitupitá tem a fama de realizar um dos melhores carnavais de praia de todo o litoral oeste do Ceará, e apresenta uma boa estrutura turística, com hotéis e pousadas, restaurantes com a ótima culinária local, riquíssima em aromas e sabores, com cardápios à base de peixes, crustáceos e frutos do mar, além de comida tipicamente regional,como galinha caipira, baião de dois com macaxeira, etc.

Para quem está procurando belas paisagens em praias desertas ou semi-desertas, na região encontramos a Praia de Bitupitá, a Praia Nova, a Praia de Curimã, a Praia de Barra dos Remédios e a Praia de Pontal das Almas, além de muitas lagoas e o local da Foz dos Rios Timonha, Ubatuba, Chapada, Camelo e Carapina, que com suas ilhas, se unem formando o maior manguezal do estado do Ceará, local que faz a separação dos estados do Ceará e Piauí.

Praia da Taíba – São Gonçalo do Amarante

A Praia da Taíba, localizada a 76 km de Fortaleza no litoral oeste do estado do Ceará, no município de São Gonçalo do Amarante, tem uma larga faixa de areia com 10 km de extensão e reúne praias com piscinas naturais, formações rochosas, falésias, dunas e lagoas.

A praia da Taíba é ponto de encontro de kitesurfistas e amantes do surf, do windsurf e do sandboard, em especial entre julho e dezembro. Mas, a Taíba tem atrações também para quem não é fã de esportes radicais. No final de agosto, a vila realiza o Festival de Escargot e Frutos do Mar, e a animação fica por conta dos shows musicais.

Por: Carlos Maurício

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no print
Print

© 2020 – Todos os direitos reservados Blog César Macêdo
Desenvolvido por Rafael Teixeira – Criado com WordPress e Elementor PRO

IMPORTANTE! Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies. LER POLÍTICAS DE PRIVACIDADE.