
As escolas públicas do Ceará registraram um aumento de 6.171 matrículas no Ensino Médio em 2024, em comparação ao ano anterior. Esse crescimento coloca o estado na sexta posição nacional em incremento de estudantes nessa etapa de ensino, conforme dados do Censo Escolar 2024 divulgados nesta quarta-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 
O Programa Pé-de-Meia, implementado em janeiro de 2024, é apontado como um dos fatores que contribuíram para esse aumento. A iniciativa federal oferece uma poupança estudantil a alunos de baixa renda do Ensino Médio, visando reduzir a evasão e o abandono escolar. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o Censo Escolar já sinaliza a importância do Pé-de-Meia, embora uma avaliação mais aprofundada de seus efeitos esteja em andamento pelo Inep. 
No cenário nacional, o Ensino Médio registrou um incremento de 113 mil matrículas em 2024, sendo 69 mil na rede pública. Estados como Pará, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Maranhão lideraram esse aumento, com o Ceará ocupando a sexta posição. Entretanto, seis estados apresentaram redução no número de estudantes do Ensino Médio na rede pública: Acre, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul. 
O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica brasileira, realizada anualmente para orientar a tomada de decisões e o monitoramento de políticas públicas. A coleta de dados abrange informações sobre creches, pré-escolas e escolas, revelando a condição da educação infantil, do ensino fundamental e do médio no país.
*Com informações do Diário do Nordeste