
(Imagem: Reprodução)
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, localizado no norte de Minas Gerais, acaba de ser reconhecido como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O anúncio foi feito neste domingo (13), durante a 47ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Paris, na França.
É a primeira vez que o estado de Minas Gerais conquista esse tipo de reconhecimento, reforçando a importância ambiental, histórica e científica da região.
Com mais de 250 cavernas, algumas delas com mais de 100 metros de altura, o parque é um dos mais impressionantes complexos geológicos do país. Localizado a cerca de 670 quilômetros de Belo Horizonte, na confluência dos municípios de Itacarambi, Januária e São João das Missões, a área protegida chama atenção por sua riqueza arqueológica e geológica.
Pesquisadores já identificaram pinturas rupestres com quase 12 mil anos de idade, além de imensos cânions com até 200 metros de profundidade. A preservação da fauna, flora e da história ancestral torna o local um verdadeiro tesouro nacional.
Com o novo título, o Parque Cavernas do Peruaçu se junta a um seleto grupo de patrimônios naturais reconhecidos internacionalmente, fortalecendo a imagem do Brasil como guardião de importantes reservas naturais e culturais.