
(Imagem: Reprodução)
O Ceará alcançou um marco histórico na educação ao ser o único estado brasileiro a superar a meta nacional de alfabetização na idade certa em 2024. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (11), o estado atingiu 85,3% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, ultrapassando a meta estadual de 80%.
O resultado coloca o Ceará na liderança nacional do novo Indicador Criança Alfabetizada (ICA), ficando mais de 25 pontos percentuais acima da média brasileira, que foi de 59,2% — abaixo da meta nacional de 60%. Em 2023, o índice nacional era de apenas 56%, o que demonstra avanço mesmo diante de desafios enfrentados este ano.
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, a tragédia climática ocorrida no Rio Grande do Sul em 2024 impactou diretamente os resultados do país como um todo. Ele destacou que, sem os efeitos da calamidade, o Brasil possivelmente teria ultrapassado a meta prevista para o ano.
O desempenho do Ceará é fruto de políticas públicas consolidadas, como a cooperação entre estado e municípios, formação continuada de professores e o monitoramento constante da aprendizagem.