A odontologia moderna tem como ênfase conscientizar e promover a prevenção na saúde bucal. Os cuidados com os dentes e como o seu sistema mastigatório deve ser uma prioridade. A doença dentária e a falta de tratamento podem levar a sérios problemas de saúde como infecções, danos aos ossos ou aos nervos e, eventualmente, a perda dos dentes. Muito mais do que isso, dentes que não ocluem isso é, não fecham adequadamente, podem dificultar a mastigação e a alimentação, o que causa dificuldade na digestão e mau hálito. A má posição da arcada superior e da arcada inferior, e o mal engrenamento entre elas duas podem levar a uma disfunção da articulação temporo-mandibular. Essa disfunção geralmente está associada a sintomas como dores de cabeça, sons de estalo durante a abertura e fechamento da boca e dificuldade na mastigação.
A saúde bucal é tão importante quanto à saúde do resto do corpo.
Doenças da gengiva e inflamações periodontais podem influenciar em uma variedade de condições sistêmicas, como doenças cardiovasculares, diabetes, parto prematuro em gestantes, entre outros. De acordo com o Centro para o Controle de Doenças – Atlanta (CDC), a cárie afeta até 60% das crianças até a idade de 15 anos e as doenças de gengiva, desgaste dos dentes e reabsorção óssea podem afetar até 95% dos adultos.
Essas alterações decorrentes da ausência de informação e de cuidados não só afetam a saúde bucal, mas também estão associadas a outras doenças que afetam a saúde do indivíduo como um todo. Claramente, a saúde bucal é tão importante quanto à saúde do resto do seu corpo. Cuidar dos dentes e da boca diminui o risco de problemas graves ao longo dos anos. A boa notícia é que quase todas as doenças orais que afetam crianças e adultos podem ser prevenidas.
Prevenindo problemas bucais
Medidas simples, como o uso do fio dental pelo menos uma vez por dia e escovação após as refeições, ajudam a manter saudáveis os dentes e a gengiva, diminuindo a incidência da cárie, da retração gengival e de outros desconfortos. Além desses cuidados diários, a avaliação clínica pelo cirurgião-dentista é um passo importante para manter a boca saudável. Através de visitas periódicas, o cirurgião-dentista pode acompanhar o crescimento e direcionar o desenvolvimento dos dentes e bases ósseas, prevenir e diminuir a incidência de cáries em adolescentes, prevenir o início de doenças da gengiva, e prevenir a perda de dentes ou tecidos de suporte (osso). Dessa forma, tanto o paciente como o dentista ficam atentos a quaisquer problemas que possam surgir. Ao adotar hábitos saudáveis e escolhas inteligentes, torna-se fácil manter a boca e todo o corpo sempre saudável.
Além disso, a pessoa que quer ter os dentes sempre saudáveis precisa começar comprando a escova de dente correta, que é a com cerdas macias, arredondadas e cabeça pequena. Desta forma, a escova não irá traumatizar nem a bochecha e nem a língua e, também, irá facilitar na hora de limpar os dentes que ficam mais atrás na boca. Usar fio dental também é imprescindível, pois ele retira o resto de comida que pode ter ficado após a escovação, prevenindo também contra o mau hálito. Passe-o depois das refeições e antes de dormir.
Os pacientes que utilizam aparelhos ortodônticos precisam ter bastante cuidado com a saúde de sua boca, pois, como este é um tratamento que pode durar anos e o uso do aparelho, muitas vezes, torna mais difícil limpar corretamente os dentes, a pessoa precisa seguir todas as dicas da odontologia preventiva para manter a saúde bucal.
Fotos/Vídeos: Reprodução