A manutenção de uma boa higiene de seus dentes, gengival e língua é um presente para sua saúde bucal e geral.
Mas cuidar de sua escova de dente também é essencial, sendo assim veja algumas recomendações para cuidar da sua escova de dente:
Não compartilhe escovas de dente. Compartilhar sua escova pode levar a uma troca de fluídos e/ou microrganismos entre os usuários, colocando-os sob maior risco de infecção. Está prática pode ser um problema em especial para pessoas com sistema imunológico comprometido ou com existência de doenças infecciosas.
Enxague suas escovas de dente com água após a escovação. Guarde sua escova em uma posição vertical, e se possível deixe-a secar bem até a próxima utilização. Caso mais do que uma escova seja guardada no mesmo porta escova, mantenha as escovas separadas evitando a contaminação cruzada.
Substitua as escovas de dente no mínimo a cada três ou quatro meses. As cerdas ficam desfiadas e gastas com a utilização e a capacidade de limpeza diminui. As escovas de dente de algumas pessoas podem se desgastar mais rapidamente. Constantemente, verifique as escovas e as substitua com maior frequência caso necessário. Escovas de dente infantil geralmente precisam ser substituídas com mais frequência do que as escovas para adultos.
Não existem evidências de que as bactérias nas escovas de dente possam causar doenças, mas pessoas com sistema imunológico comprometido ou com baixa resistência contra infecção devido à quimioterapia, radiação ou outras condições sistêmicas talvez precisem trocar as escovas de dente com maior frequência, higienizando-as com um enxaguante bucal antibacteriano.
Qual tipo de escova devo usar?
Não é fácil decidir qual o tipo de escova usar, já que o mercado oferece inúmeros tipos, formas e tamanhos. Contudo, lembre-se de que:
A maior parte dos dentistas concorda que as escovas macias são mais eficientes para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos. De preferência, a escova deve também ter cabeça pequena para poder mais facilmente alcançar todas as áreas da boca, como por exemplo, os dentes posteriores.
Com relação ao tipo de cabo (por exemplo, flexível ou não), formato da cabeça da escova (retangular, cônica etc) e estilo de cerdas (com pontas planas, arredondadas, em diferentes níveis etc), escolha o que for mais confortável para você. O importante mesmo é usar uma escova que se ajuste bem à sua boca e alcance todos os dentes.
Consulte seu dentista e peça uma orientação sobre a melhor escova para seu caso.
Quando devo trocar minha escova dental?
Troque sua escova de dente a cada três meses ou quando as cerdas estiverem desgastadas. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.
Não ignore sua saúde bucal! Escovar e passar o fio dental são as chaves para um sorriso saudável!
Marque hoje mesmo uma avaliação aqui na Master Clinica Odontologia Especializada você encontra profissionais capacitados para te atender!
Fotos/Vídeos: Reprodução