(Foto: Reprodução)
O chá é a segunda bebida mais consumida no mundo depois da água. O chá geralmente é consumido em duas temperaturas (como chá quente ou chá gelado). O estudo publicado na Front Physiol, 2018 avaliou em 23 indivíduos jovens saudáveis se a diferença na temperatura dos chás proporcionaria alguma diferença em relação no gasto energético.
Os participantes receberam 500ml de chá frio, servido a 3°C e o quente a 55°C, com uma dose de 3,4g de Erva mate instantânea não adoçada, contendo 99mg de cafeína. O chá frio induziu uma redução de freqüência cardíaca mais significativa do que a versão quente.
O gasto energético se elevou de maneira mais expressiva também com a versão fria (↑ 8,3%) do que a versão quente (↑ 3,7%). Como complemento, um estudo publicado por Girona, et al., 2014, mostrou elevação de 2,9% no gasto energético após a ingestão de água fria, assim, a erva mate possui compostos biológicos termogênicos como a cafeína já citada.
A exposição ao frio aumenta a concentração plasmática de norepinefrina, enquanto a cafeína aumenta a adrenalina, assim, o frio amplia o efeito termogênico já conhecido da cafeína.
Dra. Ismênya Linhares – Funcional Life Clínic
WhatsApp: (88) 9.9780-1000 / Fixo: (88) 2144-4425
Rua Tabelião Antônio Almeida, 359 (ao Lado Igreja São Francisco) – Centro, Sobral-CE