(Foto: Reprodução)
Uma nova era nos fez agir de forma diferente. No início achei muito complicado a realização de audiências por videoconferência, pois ainda acho que possa trazer, em muitos casos, prejuízo a defesa.
✅ Primeiro porque o áudio e a conexão com muita dificuldade afasta o réu do julgador e muitas vezes a emoção, a verdade real e a lisura na colheita de provas resta prejudicada ao serem transmitidas de forma fria, com péssima visibilidade.
❇️ Problemas técnicos fazem com que a audiência seja pausada diversas vezes para conectar melhor áudio e mídias que vem sendo apresentadas com defeitos. Consequência disso são audiências a serem realizadas novamente, juiz impedido de julgar em audiência proferindo sentença somente após a solução do defeito nas mídias. Tudo isso trazendo prejuízo à defesa do réu e, consequentemente, atrasando o regular andamento processual e, muitas vezes, uma decisão que possa ser favorável a sua soltura.
Em contrapartida, o novo mundo virtual facilita aos Advogados um contato mais cômodo, de maior praticidade de comunicação com as partes e o juiz. Não precisa da presença física. Tenhamos como exemplo um atendimento com o juiz que pode ser agendado via WhatsApp sendo realizada por videoconferência de qualquer lugar que o Advogado esteja.
Espero que tal sistema venha aprimorar-se a cada dia sem que traga vícios ou venha a continuar a ferir os direitos dos nossos clientes e prejudicar sua ampla defesa.
Dra. Viviane Pinheiro – Advogada Criminalista Tribunal do Júri