
Confira o “artigo” da vereadora Socorrinha Brasileiro (PDT), para o Jornal “O Povo”, “O Machismo quer o lugar da mulher?”
“Me orgulho que a governadora Izolda seja do PDT. Os seus dirigentes atuais deveriam zelar por essa preciosidade que tem entre seus quadros e exibi-la como exemplo para o Brasil”, aponta em artigo a vereadora sobralense Socorro Brasileiro
Izolda é amiga de Ciro desde a adolescência em Sobral, frequentaram as tertúlias animadas por radiolas. Izolda e Ivo comandaram em Sobral, sob a liderança do prefeito Cid, revolução educacional que hoje inspira o Brasil. Depois, como secretária estadual de educação Izolda era chamada pelo Cid, o governador, de a maestrina do Paic, que inspirado em Sobral inspira estados brasileiros a promoverem a revolução educacional brasileira. O governo brasileiro já no passado criou o Pnaic inspirado na experiência cearense que é estudada nas melhores universidades estrangeiras. O melhor produto cearense tipo exportação é a educação pública. Se o Cid chamava a Izolda de maestrina do Paic, o Camilo a chama de mãe do Paic.
Foi por isso que ela foi convidada para ser vice-governadora do Camilo. E, como vice, foi exemplar . Lembro aqui que ela foi convidada pelo Ciro para ser candidata a governadora na véspera da convenção para escolha da sucessão do Cid… na sequência, o desenho foi Camilo e Izolda: excelente! Ouço o futuro senador Camilo dizer que Izolda foi a vice que todo governador desejaria ter, uma mulher fantástica;
Agora como governadora mostra a competência e eficiência administrativa e política com o jeito feminino de Governar o Ceará pela primeira vez em toda a História. Força e suavidade. Firmeza e ternura. Inteligência e sabedoria. Humildade e resiliência.
No meio dos homens, a grande maioria do poder, ao lado de poucas mulheres, governa com talento o Ceará.
Izolda é governadora. No Brasil, há o direito à reeleição, portanto, a governadora Izolda tem o direito de se candidatar à reeleição, naturalmente. Isso por condição formal, por lei, mas também porque é legitimada por sua respeitável história de gestora pública. Inscreveu – ao lado do Cid e do Camilo – o Ceará como exemplo no Brasil por meio do único caminho adequado para o desenvolvimento humano e por consequência do país, que é a educação! Quem mais fez isso?
E além disso, pela primeira vez na história, o Ceará patriarcal tem a real possibilidade de reeleger uma mulher para governar seu povo por mais 4 anos (todos os outros homens na lista do PDT poderão reivindicar o justo direito de se reeleger por mais 4 anos), ela não poderá.
Sou vereadora PDT e líder do governo municipal na Câmara Municipal em Sobral. Assim, me orgulho que a governadora Izolda seja do PDT. Os seus dirigentes atuais deveriam zelar por essa preciosidade que tem entre seus quadros e exibi-la como exemplo para o Brasil, unindo-se em torno dela para ser reeleita governadora.
O RC é novo, tem muito talento é outro valor especial do PDT, e tem tempo! Pode esperar 4 anos perfeitamente enquanto exerce um mandato legislativo, ajudando a eleger um boa bancada, e quem sabe ministro do Ciro.
O que justifica tirar esse direito da governadora Izolda de exercer o “direito da reeleição”? O machismo dos Lupistas que só enxergam força para enfrentar grandes adversidades nos homens, a força da testosterona?
O machismo predominante no mundo da política que formula os discursos do poder pela voz dos homens?
A obsessão e a ganância masculina que entende que o poder lhe pertence por direito adquirido ao longo da história e que estranha e não confia na presença feminina no exercício do poder?
O machismo que exclui a mulher das esferas de decisão nas instâncias públicas, privadas e sociais, para mantê-las longe do poder e entregues a tarefas secundárias? (um registro de louvor ao Tribunal de Justiça do Ceará, que ampliou o número de mulheres desembargadoras).
Por fim, uma pergunta simples:
Se o Roberto Cláudio fosse o vice do Camilo e a Izolda a ex-prefeita de Fortaleza (ambos brilhantes) com a renúncia do Camilo pra servir ao Brasil como senador, alguém estaria perguntando quem seria “o candidato“ à sucessão do governador Roberto Cláudio? Estaria essa discussão se seria ele próprio ou a Izolda?
E ao final, uma dúvida: quem o Capitão cearense prefere como adversário na disputa pelo Governo?
Socorro Brasileiro é vereadora em Sobral e líder do Prefeito na Câmara Municipal.
Fonte: Jornal O Povo (Coluna Eliomar de Lima – Política)