
O Ceará foi contemplado, nessa sexta-feira (12), com mais de 4 mil novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), ação do Governo Federal. O anúncio foi realizado durante evento no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do governador Elmano de Freitas; do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, José Guimarães; do ministro das Cidades, Vladimir Lima; do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão e de outras autoridades.
O governador Elmano de Freitas ressaltou a importância do momento para ampliar o acesso à moradia. “Estarmos aqui é motivo de muita alegria, pois celebramos um momento em que o Governo Federal mantém um programa habitacional consistente, voltado para as pessoas que mais precisam”, afirmou. “Tivemos um anúncio muito importante de novas moradias para o povo de Fortaleza e do Ceará. Estamos juntos, Governo do Estado, Governo Federal e Prefeitura de Fortaleza, para garantir mais essa conquista para a população”, completou.
Neste novo anúncio, 2.400 casas serão para o MCMV Urbano e 1.798 unidades serão destinadas para a população rural. Fortaleza, ainda, também recebe 750 lares destinados para uma região de ocupação. Desde 2023, o Ceará já soma 13.164 moradias em obras, sendo mais de 4 mil unidades do MCMV, entre entregues e em construção, e mais de 9 mil contratos assinados no Entrada Moradia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou o compromisso do Governo Federal com a garantia de moradia digna para quem mais precisa. “O que fazemos aqui é o mínimo de respeito com o povo”, enfatizou Lula. “Vocês, que lutam por moradia, não são chatos, não são um incômodo e não são provocadores. Vocês são o farol que faz com que este governo cumpra cada palavra que prometeu durante o mandato. Nós temos esse compromisso com vocês. Fomos eleitos para executar esse programa, e é para isso que estamos aqui”, disse.
Em todo o país, foram selecionadas 85 mil novas unidades habitacionais do MCMV. O investimento totaliza R$ 10 bilhões, provenientes do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).
“Esse foi um dia de muita alegria, muita comemoração. Essa é uma grande conquista para o Ceará. Um investimento de muitos milhões para o nosso estado. Seguimos trabalhando muito em prol do Ceará e dos cearenses”, destacou o ministro José Guimarães.
O ministro das Cidades, Vladimir Lima, ressaltou o impacto do MCMV na vida da população de baixa renda. “Temos feito acontecer e transformado a vida de quem mais precisa, levando dignidade por meio da moradia e da infraestrutura. O Minha Casa, Minha Vida é o maior programa habitacional do país e tem chegado a quem realmente necessita”, afirmou. “Essa população, os movimentos sociais que lutam por moradia e as famílias que mais precisam são a alma desse programa. Vamos continuar contratando novas unidades para que ele fique cada vez maior e melhor”, concluiu.