A Prótese Buco-Maxilo-Facial (PBMF) é a especialidade da Odontologia responsável pela confecção de próteses faciais e intra-orais, que visam reabilitar pacientes com malformações e deformidades variadas. Que sempre que necessário, deve ser feita junto a uma equipe multidisciplinar composta além do CD, por médico, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e enfermeiro.
As pessoas portadoras de deformidades faciais fazem parte de uma população silenciosa que, na maioria das vezes, não consegue levar uma vida digna, devido ao fato de sofrer uma terrível discriminação social.
São inúmeras as razões pelas quais um paciente procura um especialista em PBMF. Dentre estas, as principais são:
· Mutilações faciais decorrente de cirurgias oncológicas (para retirada de tumores malignos na região de Cabeça e Pescoço).
· Malformações Congênitas.
· Deformidades faciais ocasionadas por queimaduras, acidentes com arma de fogo, acidentes automobilísticos, ataque por animais, entre outras.
As regiões mutiladas são recompostas com silicone ou resina acrílica (substitutos aloplásticos) que simulam as estruturas perdidas, estas próteses podem ser fixadas com retentores metálicos, implantes osseo-integrados, adesivos ou sucção. Além de proteger a região danificada, a PBMF possibilita a reinclusão social do indivíduo, trazendo-lhe saúde no sentido mais complexo da palavra “estado de completo bem-estar físico, mental e social”, restabelecendo funções mastigatória, fonética e estética.
Esta especialidade odontológica é responsável pela confecção e instalação de próteses nasais, oculares, oculopalpebrais, obturadoras do palato e auriculares, próteses faciais extensas, além da confecção de protetores esportivos e próteses subsidiárias a radioterapia.
Fotos/Vídeos: Reprodução