CIÊNCIA DOS ALIMENTOS: COLORAU FAZ MAL?

Foto: Reprodução/Ismênya Linhares (Roxane Plácido Agência)

Você acha que a manteiga e o queijo cheddar nascem amarelinhos? Não! É tudo culpa da Bixa Orellana, também conhecido como Urucum. Este é amplamente como corante natural para produtos alimentícios.

Se você já usou colorau para dar cor a um prato, então você já usou urucum em sua cozinha. Na verdade, urucum é um “tempero que não tempera”. Seu sabor é muito suave, o que não atrapalha os outros ingredientes do prato. Por outro lado, sua cor avermelhada torna vários pratos muito mais atraentes.

O Urucum contém principalmente carotenóides como a bixina e norbixina. Estudos em animais indicaram atividades antioxidante, antimicrobianas (antibacteriana e antifúngica), anti-inflamatórias, analgésicas, hipoglicêmicas e antidiarréicas. São poucos os estudos em humanos, porém, nenhum mostrando efeitos adversos.

Ismênya Linhares – Funcional Life Clínic

Telefone: (88) 2144-4425.
Rua Tabelião Antônio Almeida, 359 (ao Lado Igreja São Francisco) – Centro.

#Sobral.

Fotos/Vídeos: Reprodução

Gostou desse conteúdo? Que tal compartilhar com seus amigos?

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress