A qualidade dos cuidados do pós-operatório cirúrgico odontológico é imprescindível para uma boa recuperação do paciente e poderíamos dizer que, em alguns casos, tem importância equivalente à própria execução do procedimento.
É fundamental que todos realizem sua parte para o sucesso do procedimento. Se você é o paciente ou vai dar assistência para alguém que fez uma cirurgia no dentista, leia com atenção, estas informações vão lhe ser úteis!
Toda recuperação cirúrgica demanda do organismo reconstrução e formação de novos tecidos, seja uma cirurgia grande ou pequena, o mecanismo inflamatório que seu corpo desenvolve é muito semelhante. Por isso, independente do procedimento, podemos resumir cuidados que podem ser aplicados de forma geral:
Aplicação de compressas de gelo
Aplique compressa gelada sobre a face da região operada no primeiro dia faça aplicações a cada 20 minutos, com duração de dez minutos cada uma. No segundo dia, aplique as compressas com intervalos de uma a duas horas. O gelo diminui a abertura dos vasos sanguíneos, e assim, com menos circulação de sangue, é menor a possibilidade de inchaço. Lembre-se de que esta tendência ocorre de maneira mais intensa nos dois primeiros dias, por isso, mantenha a frequência e realize as aplicações até mesmo durante a noite. Seu dentista pode orientar diferentes intervalos, mas de forma geral, é importante manter a frequência da aplicação neste período. A sensação ao toque na região deve ser sempre de uma pele fria ou fresquinha. Se ao tocar o rosto da região operada você sentir que ela está quente coloque gelo nela.
Cuidados com a alimentação
Gelatinas, vitaminas, iogurtes e sucos são exemplos de alimentos que oferecem energia sem exigir muito dos músculos bucais. Alimentos quentes não são indicados, mas uma sopinha morna faz bem e pode saciar a vontade por salgados. Evite o uso de canudinho, pois a sucção pode favorecer o sangramento. Manter o repouso da musculatura facial também inclui evitar falar em excesso.
Higiene bucal
Escove normalmente a língua e os dentes que não foram operados. Na região dos pontos, a limpeza cuidadosa pode ser feita com chumaços de gaze embebidos no líquido colutório (de bochecho) recomendado, normalmente à base de clorexidina 0,12%. Se a região é inacessível, os bochechos devem ser feitos duas vezes ao dia, de forma bem delicada, por não mais do que um minuto de cada vez e após 24 horas depois do ato cirúrgico.
Outras recomendações
– Evite exercícios físicos, exposição ao sol e também evite fumar. – Os remédios devem ser tomados conforme a prescrição do dentista. – Para dormir, utilize um travesseiro que mantenha a cabeça mais alta do que o corpo.
Dica: Em caso de sangramento, você pode morder levemente uma gaze, (NUNCA utilize algodão, pois ele estimula o sangramento), a mordida deve ser sobre a área do sangramento, mantendo-a estática por um período de 10 a 15 minutos, pois este é o tempo necessário para a formação de coágulo. Tente não mexer a gaze ou retirá-la da posição antes disso.
E por fim, lembre-se: seu dentista é seu parceiro nesta empreitada. Siga suas orientações específicas e comunique-o sobre qualquer observação que achar relevante.
Fotos/Vídeos: Reprodução