O clareamento dental é um tratamento realizado com substâncias químicas, que modificam a cor do dente. O principal ingrediente que age no clareamento dental é oxigênio, que é proveniente do peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.
Como todo procedimento clínico na cavidade bucal, o clareamento deve ser realizado com a técnica correta, cuidadosa e sob a supervisão do cirurgião dentista.
Antes de iniciar o tratamento clareador é imprescindível a realização de um criterioso exame clínico e radiográfico, para verificar os possíveis fatores como cáries e infiltrações, que poderão influenciar na sensibilidade dental durante ou após a aplicação da técnica clareadora.
Indicações do clareamento dental
A principal indicação do clareamento dental é a necessidade estética do paciente, por isso converse com o seu dentista se tiver interesse em realizar o procedimento.
Contraindicações do clareamento dental
As principais contraindicações do clareamento dental são:
– Pacientes menores de 15 anos; – Mulheres grávidas; – Pacientes com cáries; – Pacientes com restaurações defeituosas ou problemas na gengiva; – Pessoa alérgica aos complementos do agente clareador.
Pessoas com expectativas além da realidade
De modo geral, os dentes são brancos, amarelos ou cinzas. Se você tem um dente cinza, ele não vai sair branco do consultório, ele vai ficar cinza mais claro. Se for amarelo, amarelo mais claro e se já for branco, aí sim, pode sair mais branco. A cor do dente pode ser medida através de uma escala, as cores que varia em tons de A até D e após o clareamento irão ficar de 2 a 3 tons mais claros do que estão atualmente, o que é uma grande mudança, independente da cor. É importante que o dentista mostre ao paciente a cor atual do dente e a cor que será obtida após o procedimento, para que o mesmo não tenha uma expectativa maior do que a realidade. Apenas dentes que já tem uma determinada cor conseguem ficar muito brancos, mas infelizmente isso não depende do dentista e nem do paciente. A única forma de mudar mesmo a cor de um dente é através das lentes de contato.
Cuidados após clareamento dental Para obter um bom resultado e mantê-lo após o clareamento, são necessários alguns cuidados básicos.
Veja quais:
– Alimentação: é importante evitar alimentos que tenham uma alta taxa de acidez, já que pode haver aumento de sensibilidade após o procedimento, como frutas cítricas e temperos mais fortes. Os cuidados com esses produtos que causam manchas são importantes para evitar as marcas indesejáveis nos dentes. – Deve-se evitar também o consumo de sucos ácidos e refrigerantes, pois podem aumentar a sensibilidade dos dentes. – Higiene: É fundamental seguir a indicação do dentista quanto a higienização bucal e os produtos que podem ser usados após o tratamento.
Além disso, não se deve escovar os dentes após consumir alimentos ácidos, mas esperar de 20 a 30 minutos, que é o tempo suficiente para neutralizar o pH bucal e evitar erosão dentária.
Mudança de hábitos
Hábitos que prejudicam a qualidade dos dentes devem ser deixados de lado, tais como tabaco, consumo de bebidas alcoólicas e uso de batons com cores fortes, principalmente depois de realizar o clareamento dental.
Fotos/Vídeos: Reprodução