
(Imagem: Reprodução)
O jovem italiano Carlo Acutis (1991–2006), conhecido como o “santo millennial”, foi oficialmente canonizado pelo papa Leão XIV neste domingo (15), em cerimônia realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Ele é o primeiro santo da Igreja Católica a ter nascido no fim do século 20.
Acutis ganhou notoriedade por utilizar a internet para difundir a fé católica. Apaixonado por tecnologia e programação, criou ainda adolescente um site para catalogar milagres eucarísticos pelo mundo. Morreu aos 15 anos, vítima de leucemia, e desde então se tornou símbolo de espiritualidade para jovens conectados à era digital.
A canonização ocorreu após o reconhecimento oficial de dois milagres atribuídos à sua intercessão. Durante a celebração, o papa destacou Carlo como exemplo de como a fé pode dialogar com a modernidade: “Ele mostrou que a internet pode ser usada para o bem, para aproximar as pessoas de Deus e da solidariedade humana.”
A partir de agora, Carlo Acutis terá memória litúrgica celebrada anualmente pela Igreja Católica, consolidando-se como referência de santidade para as novas gerações.