
(Imagem: Reprodução)
A partir da perspectiva das Pombas-giras, entidades femininas e transgressoras comumente cultuada em terreiros de umbanda, a Afiá Coletiva apresenta o espetáculo ‘Trunqueiras’, uma obra multisensorial que celebra a paixão enquanto força criadora e movente no mundo. A apresentação acontece no dia 22 de janeiro de 2026, às 19h, na Casa de Cultura de Sobral. A apresentação é gratuita e terá distribuição de ingressos 30 minutos antes do início da atividade. O espetáculo conta com acessibilidade em LIBRAS e 30 minutos antes da apresentação, será oferecida visita tátil guiada para pessoas cegas e/ou de baixa visão. A classificação indicativa é de 18 anos.
O espetáculo ‘Trunqueiras’, também denominado pela Afiá Coletiva, como “terreirada cênica”, é uma criação artística em, com e sobre dança que evoca a paixão como atravessamento de corpos de pessoas ‘afropindorâmicas’ (denominação de povos quilombolas, negros e indígenas utilizada pelo líder quilombola Antônio Bispo dos Santos). É uma obra abre-caminho, um firmamento espiritual que surge das encruzilhadas da paixão em seus vestígios: perder a razão, gargalhar, festejar. Através de sons, cheiros, luzes e vibrações, o espetáculo proporciona uma experiência singular para cada espectador(a). Uma partilha no ardume dos desejos.
“Eu acho que essa criação vem no sentido de compreender que o amor se manifesta de muitas formas, e que a paixão, a sensualidade, é o nosso firmamento, como uma energia contínua e criadora.” comenta a artista e uma das criadoras da obra, Lara Xerez. Em 2022, a pesquisa de ‘Trunqueiras’ passou pelo Laboratório de Criação em Dança da Escola Porto Iracema das Artes, onde contou com tutoria do artista maranhense, Tyiê Macau.