
(Imagem: Reprodução)
Ainda faltam três meses para o final de 2025 e as famílias já começaram a pensar e se preparar para os gastos com educação particular do período letivo seguinte. Neste segmento do orçamento de pais e responsáveis, um dos maiores impactos é a mensalidade escolar, que deve sofrer um reajuste de, em média, 8,5% em todo o Nordeste.
O levantamento do Grupo Rabbit mostra que o aumento deve ser próximo do dobro da inflação em todos os estados da região. Isso porque, de acordo com o último Boletim Focus, do banco Central, a inflação no país deve fechar esse ano em 4,8%.
No Brasil, o menor reajuste nas mensalidades deve ocorrer na região sul (6,5%) e o maior no sudeste, tendo em Minas Gerais a maior previsão, com uma media de 10%. Ainda segundo o Rabbit, os valores de reajuste das mensalidades escolares são baseados em uma tríade: inflação do período, reajuste dos salários dos professores e os investimentos realizados pela escola.
VEJA PERCENTUAL MÉDIO DE REAJUSTE POR REGIÃO
Nordeste – 8,5%
Norte – 8,6%
Centro-oeste – 9%
Sudeste – 9,7%
Sul – 6,5%
No Ceará, o último reajuste médio foi de 9%. Já no Nordeste, a média havia ficado em 8,3%, ou seja, este ano o percentual está maior.