
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (SEUMA), realiza entre os dias 29 e 31 de outubro a 8ª Semana do Patrimônio de Sobral, que neste ano traz o tema “Sobral: Memória Viva, Patrimônio de Todos”. O evento contará com programação gratuita e diversificada, incluindo palestras, rodas de conversa, oficinas, visitas técnicas, apresentações artísticas e exibições de cinema nos distritos.
A Semana do Patrimônio tem como objetivo valorizar a história e o patrimônio cultural de Sobral, promovendo o diálogo sobre preservação, memória e educação patrimonial junto à comunidade, pesquisadores, estudantes e profissionais da área.
A edição deste ano é resultado de uma ampla parceria entre as secretarias municipais de Juventude e Cultura (SEJUC), Educação (SME), Turismo e Eventos (SETUR), Segurança Cidadã (SESEC), Transportes (SETRANSP), Governo (SEGOV) e a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA). O evento também conta com o apoio do Instituto Artístico-Cultural Esportivo do Vale do Acaraú (IVAC), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Serviço Social do Comércio (SESC).
A abertura oficial acontece no dia 29 de outubro (quarta-feira), a partir das 18h, no Theatro São João, com o Festival Patrimônio em Cena, palestra magna sobre o patrimônio material e imaterial de Sobral, apresentações culturais e feira de artesanato.
Nos dias seguintes, a programação segue com visitas guiadas, oficinas de fotografia e desenho, rodas de conversa sobre preservação e urbanismo e o Passeio Guiado “Rota do Patrimônio”, pelo Centro Histórico da cidade. A programação também se estende aos distritos de Jaibaras, Rafael Arruda e Jordão, com a exibição de filmes no projeto Cine Estação.
“A Semana do Patrimônio é um espaço de aprendizado, valorização e pertencimento. É quando a cidade reencontra sua história e celebra as pessoas, os lugares e as tradições que a tornam única”, destaca Arthur Rodrigues, organizador do evento.