O congelamento seminal é a maneira mais eficaz de preservar os gametas masculinos para uso posterior. O congelamento de sêmen ficou conhecido como uma alternativa para preservar a fertilidade de pacientes antes do início de tratamentos ou cirurgias que poderiam comprometer sua fertilidade futura, como o tratamento contra o câncer.
Hoje, além de fatores médicos, fatores sociais também levam os homens a realizar o congelamento de sêmen. Por exemplo, antes de realizar a vasectomia, normalmente é oferecida a possibilidade de congelar sêmen como medida preventiva para eventuais mudanças de planos sobre ter filhos.
As amostras congeladas podem ficar armazenadas por tempo indeterminado, sendo descongeladas quando o paciente optar por utilizá-las em algum tratamento de reprodução assistida. De acordo com a qualidade do sêmen e a quantidade de amostras disponíveis, o médico responsável pode indicar um tratamento de baixa complexidade (inseminação intrauterina – IIU) ou de alta complexidade (injeção intracitoplasmática de espermatozoides – ICSI ou fertilização in vitro clássica – FIV).
Dr. Roberto Didier – Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Assistida – Clínica Sandro Ponte
Av. Dr. Guarany, 255 – Sobral-CE
tel: (88) 3613-2900 / 9.9809-0987 / (85) 9.8225-7333
Fotos/Vídeos: Reprodução