ESCULTURA “GERMINAL” DO PARQUE PAJEÚ É SIMBOLOGIA PARA REPRESENTAÇÃO DA VIDA.

A escultura “Germinal”, projetada pelo artista plástico sobralense Zenon Barreto, foi instalada no Parque Pajeú, simbolizando um embrião no primeiro estágio de vida, o princípio de tudo. Foi inspirada nos desenhos da natureza biológica do feminino, mãe terra e mãe mulher, geradoras dos espécimes humanas, animais e botânicas. A ideia de colocar a obra no local partiu da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel).

A forma principal se baseia na proteção de um útero ou de uma espécie de casulo de folhas, que desafiam a rigidez metálica do material e protejam com leveza o “embrião” em formação. Nova vida que está no centro da obra visualmente e de forma equilibrada, para nos lembrar o que a natureza tem a nos ensinar.

Nascido em Sobral no ano de 1918, Zenon da Cunha Mendes Barreto foi pintor, desenhista, gravador, escultor, cenografista e ilustrador brasileiro. Ele atuou como cenógrafo e figurinista em peças encenadas no Theatro José de Alencar e coordenou a restauração da Casa de José de Alencar, em 1950. Zenon faleceu em 2002.

“A obra do artista sobralense Zenon Barreto tem como inspiração o nome Germinal, de germinação, de fruto da vida. Ela simboliza o feminino, o que vem do ventre, o que nasce, o botânico, a natureza, e agrupa com a perspectiva do projeto do Parque Pajeú. Um lugar antes escuro que agora é um dos maiores parques de Sobral, com areninha, iluminação de LED, academia ao ar livre e com área para caminhar”, disse o secretário da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, Igor Bezerra.

Por: Valdemir Barros Rodrigues (Blog César Macêdo)
Foto/Reprodução: Prefeitura Municipal de Sobral.

Fotos/Vídeos: Reprodução

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no print
Print

© 2019 – Todos os direitos reservados Blog César Macêdo
Desenvolvido por Rafael Teixeira – Criado com WordPress e Elementor PRO

IMPORTANTE! Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies. LER POLÍTICAS DE PRIVACIDADE.