Pé na Estrada: Lençóis Maranhenses, o paraíso existe!

Os Lençóis Maranhenses são um dos principais destinos turísticos do Maranhão. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com área total de 156,5 mil hectares, foi criado em 1981.

Onde fica

A região chamada de Lençóis Maranhenses está localizada no noroeste do estado do Maranhão, a 250 km da capital São Luís.

Como é

É uma região composta de grandes dunas de areias brancas, mangues, rios e lagoas formadas pelas águas das chuvas que, juntos, deslumbram os visitantes. É um cenário único, com uma paisagem espetacular e altamente mutável. Nos Lençóis nunca um dia será igual a outro.

Como chegar

As principais portas de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são: Barreirinhas, de onde se tem acesso a Atins, e Santo Amaro do Maranhão.

O melhor aeroporto para quem deseja visitar os Lençóis Maranhenses é o Aeroporto Internacional de São Luís. De lá é possível chegar a Barreirinhas ou Santo Amaro do Maranhão de carro, ônibus interurbano ou em vans fretadas, que podem ser contratadas saindo direto do Aeroporto de São Luís ou dos hotéis da região. O trajeto leva cerca de 4 horas e a estrada é toda asfaltada.

Os que optarem por ir direto de São Luís a Santo Amaro do Maranhão encontrarão mais dificuldade, porque não há ônibus interurbano que faça o trajeto, a estrada ainda está sendo asfaltada e o final do trajeto deve, obrigatoriamente, ser feito em veículo 4×4. O trajeto leva, em média, 4:30h.

Os que desejarem ir direto de São Luís a Atins passarão obrigatoriamente por Barreirinhas, onde há serviço de transfer por via terrestre ou pelo rio até Atins. A maneira mais rápida de ir de Barreirinhas para Atins é de lancha, saindo do porto de Barreirinhas. Para quem busca uma opção mais econômica, o melhor é o transporte de linha nas Hilux 4×4, a viagem tem duração de 1:30h e é bastante desconfortável.

Quando ir

As lagoas de água doce são as atrações mais famosas e procuradas nos Lençóis Maranhenses, elas enchem na temporada de chuva, que costuma acontecer de janeiro a junho, com auge nos meses de fevereiro a maio. A melhor época para viajar é nos meses de junho, julho e agosto.

A partir de setembro a água já diminui bastante, e com a diminuição das chuvas as lagoas começam a secar, mas ainda é possível encontrar lagoas cheias até outubro, principalmente na região próxima a Santo Amaro, onde as lagoas são maiores. Já entre novembro e janeiro ver lagoas cheias será bem mais difícil. 

Onde ficar

Quem visita os Lençóis Maranhenses conta com três locais principais para hospedagem: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro do Maranhão.

Barreirinhas é o local mais famoso entre os três, é a cidade de mais fácil acesso e também a que oferece melhor infraestrutura turística. Mas observe que, não necessariamente as lagoas mais bonitas estão em Barreirinhas.

Santo Amaro é o destino mais indicado para quem deseja ver algumas das mais belas lagoas do circuito, acessíveis por veículos 4×4. É uma cidade mais tranquila, mas com menor oferta de pousadas, hotéis, restaurantes e comércio.

Atins está localizada entre o mar e o Rio Preguiças, é um local com ar mais descolado e alternativo e agrada aos que buscam um lugar mais tranquilo. A praia está ao lado do povoado principal, e é uma ótima pedida para os que preferem relaxar.

O que levar

O ideal para os passeios é usar chapéu e roupas com proteção contra os raios solares, pois os passeios pelas lagoas, dunas e praias dos Lençóis Maranhenses quase nunca oferecem opção de sombra, e o sol costuma castigar muito os turistas.

Roupas de banho são itens obrigatórios quase todos os dias, já que é irresistível dar um mergulho nas águas dos Lençóis Maranhenses.

Para caminhar nas dunas não será necessário nenhum calçado especial. O ideal é caminhar descalço, a areia não é quente e permite andar tranquilamente sem chinelo, mas, depois de algumas horas caminhando os pés podem ficar sensíveis e transformar o passei em uma tortura.

Para curtir a cidade à noite, não são necessárias roupas chiques, tudo é bem simples e despojado. Sandálias e chinelos são uma boa opção, assim como roupas confortáveis e frescas. No período de chuva vale levar um casaco impermeável.
O Parque Nacional não oferece infra-estrutura de alimentação para os visitantes, e na maioria dos passeios não haverá lugar para comprar bebida ou comida, por isso é importante estar prevenido. Os passeios de um dia inteiro sempre têm parada para almoço, mas dificilmente haverá lugares para lanches.

O calor durante a caminhada pelas dunas pode ser intenso, por isso hidratar-se é fundamental. Muitos carros das agências de turismo oferecem caixas térmicas para os turistas levarem bebidas.

Vale lembrar que o consumo de bebidas alcoólicas é proibido nas dependências do Parque Nacional.

Como se comunicar

O sistema de telefonia celular e o acesso à internet são bastante instáveis nos Lençóis Maranhenses. Basta uma chuva leve para que o sinal de celular e o acesso à internet desapareçam. Até mesmo os bancos ficam sem serviço devido à péssima qualidade do sinal.

Muitas pousadas oferecem Wi-Fi para os hóspedes, mas o funcionamento não é garantido.

Na cidade de Barreirinhas todas as operadoras de celular funcionam. Já em Santo Amaro, a Oi é melhor opção para quem precisa de ligações telefônicas, enquanto que a Claro é mais indicada para quem deseja ter acesso à internet. Em Atins, o sinal de celular é ruim para todas as operadoras, mas a Claro e a Oi têm mais chances de funcionar. Interessante notar que muitas vezes tem sinal de celular no alto das dunas.

E, curiosamente, os celulares mais simples são os que têm melhor sinal.

Meios de pagamento

Cartão de crédito é amplamente aceito em Barreirinhas, mas o mesmo não acontece em Santo Amaro e Atins. Leve dinheiro suficiente para emergências, passeios e alimentação. Na cidade de Barreirinhas há agencias do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica e Banco do Nordeste. Em Santo Amaro há uma agencia do Bradesco, uma casa lotérica e uma agência dos Correios. Em Atins não há bancos.

Como se locomover

O ideal é seguir para os Lençóis Maranhenses sem carro, e contratar um guia particular para acompanhar nos passeios. Para circular pelos Lençóis Maranhenses, principalmente pelo Parque Nacional, será necessário um veículo com tração nas quatro rodas equipado com snorkel, ter boa experiência em areias e dunas e uma autorização do ICMBio, adquirida previamente.

Quadriciclos, motos e buggys têm circulação proibida dentro da área do Parque Nacional. Apenas os moradores dos povoados isolados podem usar este tipo de transporte. Entretanto, fora do Parque Nacional, na área chamada de Pequenos Lençóis, a atividade é autorizada.

Os passeios

Os passeios nos Lençóis Maranhenses acontecem sempre em veículos 4×4 tipo Hilux, com traseira adaptada para levar grupos de até 12 turistas. O percurso, quase sempre em areia e passando por vários trechos alagados, exige um bocado dos turistas, os solavancos são constantes e pode ser bem cansativo.

Em Santo Amaro os trajetos são mais curtos, por isso o sofrimento é menor. Em Atins dá até para aproveitar lagoas sem pegar o carro ou passar o dia na praia sem precisar de transporte. Um ótimo descanso para o corpo.

Os passeios podem ser de meio dia ou dia inteiro, os passeios que acontecem à tarde costumam incluir o pôr do sol, sempre espetacular. Opte sempre pelos que oferecem o entardecer em meio às dunas ou na praia. Vale o pôr do sol na Lagoa Azul, na Lagoa Bonita, na Lagoa da Gaivota, na Lagoa da Andorinha ou na Praia de Atins.

Visto de cima

Para sentir a dimensão da beleza dos Lençóis, a melhor pedida é um vôo sobre a região, que pode ser feito em diversas rotas, passando pelos povoados dos Pequenos Lençóis e até sobrevoando o mar.

O passeio é especialmente recomendado para os apaixonados por fotografia e, para registrar os Lençóis, o melhor horário é no início ou no final do dia, quando a luz tem efeitos espetaculares sobre as dunas.

As lagoas

O banho nas lagoas é permitido e a temperatura da água é deliciosa e ideal para refrescar. A profundidade depende da lagoa e do período do ano, assim como a transparência das águas.

As lagoas dos Lençóis Maranhenses diferem pelo tamanho, formato, profundidade e até pela cor da água, algumas têm intenso tom de verde, outras puxam mais para o azul. Há lagoas com vegetação e outras que de tão límpidas e grandes parecem até o mar.

Para visitar as lagoas dos Lençóis Maranhenses, existem tours já bem definidos pelas agências de turismo.
Em Barreirinhas, estão os passeios para a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita. Em Santo Amaro, a Lagoa das Emendadas, a Lagoa da Betânia, a Lagoa da Andorinha e a Lagoa da Gaivota. Em Atins, o Circuito da Lagoa das Sete Mulheres com a Lagoa da Capivara e também a Lagoa Tropical com a Lagoa da Lorena.

As maravilhas de Barreirinhas

Entre as três cidades mais importantes dos lençóis, Barreirinhas é a mais agitada. À noite, a Avenida Beira-Rio, conta com vários bares e restaurantes e é o lugar ideal para relaxar e comer alguns quitutes regionais. Não deixe de experimentar o camarão no abacaxi, e, claro, tomar uma cerveja bem gelada ou uma caipirinha de caju diante do Rio Preguiças. Entre os restaurantes mais procurados estão o Bambu e o restaurante A Canoa.

No Circuito Lagoa Bonita há várias pequenas lagoas muito lindas, com dunas impressionantes. A chegada, com a subida da duna para um ponto bem alto do Parque Nacional, permite ver dezenas de lagoas na paisagem. O circuito Lagoa Azul é mais limitado às lagoas que estão descritas no roteiro. Não há tantas porções de água entre uma e outra lagoa definida no passeio. Por isso, entre as duas opções, recomendamos escolher como prioridade o Circuito Lagoa Bonita.

Os melhores passeios em Atins

Atins se destaca por oferecer pousadas mais charmosas, praia e lagoas, tudo no mesmo lugar. O vilarejo, localizado à beira-mar, permite que os turistas descansem e curtam a natureza sem precisar sacudir por horas em um veículo 4X4 rumo às dunas. Com um pouco mais de energia é possível até mesmo ir a pé às lagoas. Não deixe de ir à Praia de Atins e ao Canto de Atins, os dois são lugares lindos e com clima bem descolado.

Mas se a preguiça bater é só andar alguns metros rumo ao mar, que está logo ali a poucos metros da rua principal. Entre os destaques dos passeios de Atins estão a Lagoa da Capivara, a Lagoa das Sete Mulheres e a Lagoa Tropical.

Na alta temporada do kitesurfe, de agosto a dezembro, o colorido dos kites toma conta das praias e lagoas dos Lençóis Maranhenses e oferece um verdadeiro espetáculo em meio às dunas. Para quem deseja aprender, em Atins há muitas escolas de kitesurfe à beira-mar.

As belezas de Santo Amaro

As mais belas lagoas do Parque estão em Santo Amaro. Lá as dunas têm formações impressionantes e as lagoas são enormes, profundas, com água extremamente transparente e coloração que varia entre o azul e o verde, muitas vezes na mesma lagoa.

A Lagoa da Andorinha e a Lagoa da Gaivota são os passeios mais próximos da cidade e também os que têm acesso mais fácil. O carro chega quase à beira das lagoas e o deslocamento a pé é muito pequeno.

O Circuito Lagoa da Betânia e Lagoa do Espigão oferece aos visitantes a oportunidade de ver uma lagoa junto a um rio e formações de dunas realmente espetaculares.

Imperdível é o Circuito Lagoa das Emendadas, um local onde só é permitido o acesso a pé. O carro chega a um ponto de Parque Nacional e a partir de lá são 4 horas de caminhada, entre ida, volta e paradas para banho. Se sobrar um dia na cidade, não deixe de fazer o passeio de barco até a Lagoa América.

Santo Amaro é espetacular, mas dizem que ainda mais bonito são as lagoas de Queimada dos Britos e Barra Grande, que ficam na região chamada de Zona Primitiva, onde o acesso acontece apenas a pé, em caminhadas que levam de três a cinco dias.

E tem mais

Nem todos os passeios dos Lençóis Maranhenses são para ver lagoas. Os Lençóis Maranhenses estão em uma região repleta de rios e praias, por isso vale investir em outras rotas.

O Circuito Vassouras, Mandacaru e Caburé, por exemplo, é feito todo de lancha pelo Rio Preguiças, com parada em Vassouras para banho nas lagoas dos Pequenos Lençóis, visita ao Farol Preguiça em Mandacaru e banho de mar na Praia do Caburé. É uma experiência completa e ainda dá para ser feito de quadriciclo.

Vale também experimentar a relaxante flutuação pelo Rio Formigas, ótima pedida para descansar as pernas.

Também é possível fazer passeios para praias e rios, ou seja, dá pra ir durante o ano todo

Preserve a natureza

Faça passeios apenas com condutores e carros credenciados. Os carros cadastrados têm adesivos com o número da permissão e a logomarca do Parque Nacional na lateral e os condutores têm crachás de identificação.

Ao mergulhar nas lagoas, evite o uso de óleos e cremes que possam sujar a água. Quanto mais limpa ela estiver, melhor para todos. Nem precisamos falar sobre outros tipos de sujeira, não é mesmo? Qualquer lixo ou dejeto produzido deve ser levado para fora da área do Parque.

Concluindo

As dunas dos Lençóis Maranhenses são para serem desbravadas com o auxílio de guias experientes. Não tente fazer passeios sozinho pelas dunas, a chance de se perder é muito grande. O ideal é entrar em contato com o ICMBio antes da viagem para ter certeza se você está em condições de fazer essa aventura. Recomendamos passeios sem guia apenas para viajantes muito experientes em trilhas e travessias.

No mais, não perca tempo, vá curtir a beleza dos lençóis Maranhenses. Arrume as malas e Pé na Estrada!

Fotos/Vídeos: Reprodução

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no print
Print

© 2021 – Todos os direitos reservados Blog César Macêdo
Desenvolvido por Rafael Teixeira – Criado com WordPress e Elementor PRO

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

IMPORTANTE! Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies. LER POLÍTICAS DE PRIVACIDADE.