Nossos problemas diários nos causam estresse, não é verdade? A nossa saúde bucal é afetada pelo estresse constantemente e devemos estar atentos para que não haja muitas consequências sérias. Você sabia que ele pode desencadear diversas doenças em nosso organismo? Quais problemas bucais ele pode desencadear?
1. Xerostomia
Conhecida como síndrome da boca seca, na verdade é uma alteração na produção de saliva. Não necessariamente a diminuição dela, mas a modificação de sua composição como cor, viscosidade, pH, entre outros. Ela pode causar dificuldades para falar e engolir, mau hálito, dor e ardência nos tecidos internos da boca. Além disso, age diretamente na saúde bucal e facilita o aparecimento de cáries e gengivite.
2. Cáries
Além da diminuição salivar na boca, a facilitação do aparecimento de cáries frente ao estresse se dá pela diminuição da capacidade e preocupação das pessoas com a higiene bucal nesses momentos. Quando estamos muito preocupados com outras coisas, não escovamos nossos dentes com atenção e cuidado que deveríamos e, consequentemente, ocorre o acúmulo de placa e desenvolvimento de doenças ligadas a ele.
3. Gengivite
A inflamação da gengiva é um problema muito comum e de fácil reversão, contudo, pode ser muito perigoso se não for tratado, além de ter consequências muito sérias como perdas ósseas, mobilidade e extração dental. Assim como a cárie, a gengivite tem como fator desencadeador o acúmulo de biofilme dental que ocorre pela má higienização e, em casos de estresse, pode ser agravada pela diminuição do fluxo salivar.
4. Aftas
As aftas são úlceras bem pequenas que aparecem na bochecha e nos tecidos moles da boca. Geralmente, elas têm o centro esbranquiçado e bordas avermelhadas, são dolorosas e podem aparecer sozinhas ou acompanhadas. Não se sabe ao certo o que as causa, todavia já foram relacionadas com a baixa imunidade e com o estresse. Elas não são contagiosas e desaparecem entre 1 e 2 semanas, não existe um tratamento específico, apenas anestésicos e pomadas receitadas pelo seu dentista para a diminuição da dor.
5. Herpes
A herpes labial é contagiosa e suas lesões aparecem como vesículas bolhosas nos lábios e ao redor da cavidade bucal. O estresse e a diminuição da imunidade são os maiores desencadeadores de herpes bucal. É tratada com antivirais e deve demorar aproximadamente 1 semana para que a lesão desapareça. Essa doença é extremamente contagiosa.
6. Bruxismo
São problemas que afetam a articulação da mandíbula por meio do apertamento e ranger dos dentes. Acontecem durante a noite, mas para pessoas estressadas, podem se manifestar nos momentos de pico de estresse. Acarretam dores na face, dores de cabeça, na musculatura do rosto e desgastes dentais.
Percebe como nossa saúde bucal é influenciada pelo estresse diário e crônico? Procure seu dentista se presenciar alguma dessas condições e trabalhe a calma diária.