Na indução de ovulação procuramos aumentar a quantidade no sangue do Hormônio Folículo-Estimulante (FSH). Este hormônio tem como ação principal estimular o crescimento e amadurecimento dos óvulos.
Quando o óvulo está maduro, ocorre o aumento de outro hormônio no organismo feminino, o LH – Hormônio Luteinizante – que leva à liberação do óvulo do ciclo mensal.
Para aumentar a concentração no sangue destes dois hormônios, os médicos podem indicar duas opções:
1 – Fazer uso de medicações que estimulam uma maior liberação de FSH e LH, pelo próprio organismo da mulher ou;
2 – Administrar estes hormônios no organismo, através de injeções subcutâneas. Por agirem diretamente sobre o ovário, essas medicações devem ser administradas por médicos especialistas, com rigorosa monitorização da paciente por ultrassom transvaginal.
A indução da ovulação garante que vai haver amadurecimento de pelo menos um óvulo, sendo possível determinar o momento da liberação deste. Por isso, na indução da ovulação, o médico orienta o casal quando é o período mais adequado para as relações sexuais, com objetivo de alcançar de gravidez naquele ciclo.
A técnica de indução da ovulação, com coito programado, é a mais simples entre os tratamentos de reprodução assistida, pois não envolve outras intervenções para facilitar a fecundação dos óvulos pelos espermatozoides, como ocorre na inseminação artificial ou na fertilização in vitro.
É uma técnica recomendada para mulheres com úteros saudáveis, trompas em pleno funcionamento, mas que se encontram com problemas de ovulação ou até não estejam ovulando.
Assim, ao resolver o problema da ovulação, essa técnica dará à mulher a possibilidade de engravidar.
Não podemos esquecer também que é necessário que o parceiro apresente boa quantidade e qualidade seminal.
Se você está tentando engravidar há mais de um ano sem sucesso, marque uma consulta no Núcleo Vivat, para avaliarmos a fertilidade do casal.
Através da análise de exames poderemos encontrar os melhores caminhos para você alcançar a tão sonhada gravidez.