É comum sentir medo e insegurança no começo da profissão. Mas você precisa saber que na maioria das vezes, ou mesmo em 100% das vezes, isso acontece porque você não tem – ainda – domínio das estratégias e prática segura na Advocacia Criminal.
A maioria dos meus alunos sentiram isso. Sentiram medo de não estarem prontos para uma primeira prisão do seu cliente ou primeiro atendimento em uma Unidade Prisional. Isso muitas vezes é imposto pela sociedade de que pessoa presa é pessoa perigosa e que prisão é sinônimo de ameaça.
Trabalhando o psicológico e estratégias de ação direcionada a combater o medo e a insegurança conseguem vencer esse sentimento e irem à luta.
A faculdade nos ensina apenas a teoria, saímos de lá com muita informação, mas sem saber como aplicar.
No caso da Atendimento em Execução Penal você precisa:
1️⃣ Conhecer a fundo a Lei de Execução Penal principalmente no que se refere aos Direitos dos Presos Condenados.
2️⃣ Combater o medo e a insegurança que a sociedade implanta de que presos são criminosos e nos fazem mal e que prisões são sinônimo somente de perigo.
3️⃣ Ter uma estratégia de atendimento direcionada como, por exemplo, uma folha de atendimento com pesquisas sobre a situação processual do detento.
4️⃣ Agir com empatia, segurança e transparência na defesa dos Direitos do preso.
5️⃣ Saber que o medo é um sentimento que pode ser controlado e a insegurança combatida com conhecimento jurídico e prática direcionada
6️⃣ Ter uma Mentora para direcionar sua atuação do zero até o preparo total nas atuações práticas.
Entenda que dominar as estratégias é fundamental para ter sucesso em suas atuações. Fazendo isso você já estará muito a frente.
Compartilhe esse conteúdo com uma Advogada Criminalista iniciante que precisa aprender a controlar seu medo e insegurança.
#direitocriminal
#advocaciacriminal
#vivianepinheiroadvogada
#leoadocriminal