Estive na manhã desta terça-feira (20), na Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia, para a Comemoração dos 5 Anos do Pacto Por Um Ceará Pacífico. Com a presença da governadora Izolda Cela, do governador eleito Elmano de Freitas, da prefeita em exercício Christianne Coelho, da presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará Nailde Pinheiro e demais autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
A abertura do evento foi realizada pelo coordenador do Pacto Ceará Pacífico Pádua Campos e a promotora Juliana Cronemberger, que fez um belíssimo discurso.
Na ocasião foi servido um farto café da manhã para todos os convidados presentes.
Estive em entrevista com a governadora e o governador eleito que mandaram suas mensagens de final de ano e receberam a 1ª Edição da Revista César Macêdo Acontece.
“O Pacto Por Um Ceará Pacífico foi instituído pelo Governo do Estado do Ceará em 2015, como uma política pública intersetorial e interinstitucional entre os órgãos e instituições que atuam na Segurança Publica e na Rede de Proteção Social, na perspectiva da corresponsabilização institucional e social pela problemática da violência no estado do Ceara.
Em Sobral, o Pacto teve inicio em 2017 com a instauração de uma estrutura de governança no âmbito local, que é composta por Comitês (Deliberativo, Gestor e Territorial), cujos membros representam, respectivamente, 1 – os órgãos e instituições do Sistema de Justiça, das Forças de Segurança e do Poder Executivo estadual e municipal; 2 – os setores da administração municipal e 3 – os serviços e equipamentos territoriais.
Hoje, aos 5 anos de trajetória, a agenda de prevenção a violência em Sobral vem se consolidando com a integração, a articulação e o fortalecimento das instituições participes em nível local, com base na cooperação entre o Governo do Estado e o município de Sobral.
Essa ambiência de dialogo, colaboração e integração interinstitucional favorece a otimização dos trabalhos e proporciona maior efetividade á execução das ações e projetos de prevenção a violência e da Segurança Pública no município.”
(Fotos: por Blog César Macêdo)
(Vídeos: por Luiz Queiroz)