O teste do pezinho, vital para a saúde do bebê e observar a pele do pequeno ajudam a diagnosticar uma doença genética rara: a fibrose cística. Já ouviu falar?
A fibrose cística leva a uma produção de muco 30 a 60 vezes mais espesso que o usual, afetando principalmente os sistemas digestivo e respiratório. A doença também costuma deixar a pele com sabor mais salgado, por isso a referência ao beijo no nome popular.
👣 O diagnóstico precoce na infância ajuda a propiciar mais tempo e qualidade de vida. Os sintomas, a gravidade e o tratamento variam conforme cada pessoa.
Ilustração de um bebê chupando o dedo com um urso no colo e de um pulmão. Está escrito: “O que você precisa saber sobre fibrose cística, doença do beijo salgado ou mucoviscidose. É uma doença genética rara, não é contagiosa, produz-se muco mais espesso que o usual, afeta pâncreas, pulmões e funções digestivas, não tem cura, mas tem tratamento. O diagnóstico da fibrose cística é feito com exame do pezinho mais exames genéticos e de suor. Sintomas: sabor muito salgado na pele, pneumonia e bronquite frequentes, chiados no peito ou falta de fôlego, pouco ganho de peso e estatura, diarreia e fezes volumosas, presença de pólipos nasais. O tratamento é individual conforme a necessidade de cada paciente. Fisioterapia respiratória, medicamentos, hábitos saudáveis. O diagnóstico precoce ajuda a preservar a vida! Siga sempre a orientação médica. Gostou do conteúdo?”