Engana-se quem acha que a odontologia esta estritamente relacionada ao atendimento clinico. Dentre as diversas especializações nas quais os Dentistas podem escolher seguir suas carreiras, uma delas é a profissão de Legista. A profissão ainda não é muito conhecida pelo público geral, mas é uma das carreiras mais cobiçadas pelos Odontólogos. Normalmente para atuar é necessário passar em um concurso público, que ainda estão em crescimento para o cargo no Brasil.
1. O que faz um ODONTOLEGISTA? O Odontolegista pode trabalhar na identificação humana, perícia em foro criminal, tanatologia forense, laudos e pareceres, traumatologia odonto legal, balística forense, entre outras atividades. Além de atuar no desvendamento de crimes, o odontolegista também desempenha importante papel nas áreas cível, trabalhista e administrativa. A função do odontolegista também é importante, na prática, para ações de indenização em decorrência de erro praticado por cirurgiões-dentistas, bem como na identificação de criminosos e de pessoas vítimas de desastres aéreos e incêndios. De acordo com o Prof. Ms. Rhonan Ferreira da Silva, no contexto da identificação odontolegal, o profissional utiliza-se tanto da documentação odontológica padrão – fichas, prontuários, radiografias e modelos de gesso – quanto de documentos alternativos, como as fotografias de sorriso para realizar seu trabalho. Além disso, trabalha cotidianamente com análise das lesões corporais decorrentes de agressões, acidente de trânsito e as produzidas por tratamento odontológico.
2. Como é a atuação do ODONTOLEGISTA? Atualmente, a maioria dos profissionais de Odontologia Legal no país trabalham na Perícia Criminal junto a Polícia Científica, Institutos de Perícia e Polícia Civil. No Brasil, a Paraíba é o estado com maior contingente de odontolegistas. Estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Ceará e Goiás – incluindo o Distrito Federal -, entre outros, estão mais avançados nessa questão e têm a Odontologia Legal devidamente regulamentada. Em alguns estados, como São Paulo, há apenas a presença de cirurgião-dentista perito criminal nos IMLs – o que é alvo de muitas críticas por parte dos profissionais. Situação ainda mais grave se encontra nos estados do Pernambuco e Acre, onde não há presença de cirurgião-dentista para assinar os laudos pertinentes.
3. Como se tornar um ODONTOLEGISTA? Para seguir a carreira de Odontolegista, é necessário estudo e paciência. O Dentista precisa procurar cursos de especialização em Odontologia Legal e também estudar a literatura nacional e internacional sobre o tema. Além disso, é interessante também que o Dentista estude Medicina Legal, para que possa se ambientar as várias perícias médico-legais e também a genética forense.
Fotos/Vídeos: Reprodução