Pé na Estrada: Conheça a praia de Barra Grande no Piauí

A antes desconhecida a Praia de Barra Grande é hoje a mais procurada por aqueles que buscam tranqüilidade em um paraíso ainda não descoberto pelo turismo de massa.

O litoral do Piauí, com seus 66 Km, protegidos pela APA do Delta do Parnaíba, reserva belezas cênicas que são desvendadas pelos amantes da aventura, ecoturismo e dos esportes radicais.

Para quem ainda não conhece, existe um lugar lindo, localizado a 50 km a leste de Parnaíba e a 400 km de Teresina, no município de Cajueiro da Praia.

É uma praia paradisíaca chamada de Barra Grande.

O mar de ondas calmas e os bons ventos do segundo semestre tornam a praia de Barra Grande é um paraíso para quem pratica esportes como kitesurfe e windsurfe e foi palco do Campeonato Mundial de Kite, em 2014.

Na maré baixa, dá para caminhar 3 km mar adentro e relaxar em uma piscina natural. A leste, junto à foz de um rio, existe o povoado de Barrinha.

Onde ficar – Pousadas à beira-mar

Pousada BGK

A incrível Pousada BGK fica em frente à praia da Barra Grande, as iniciais BGK vêm de “Barra Grande Kite Camp”. Todas as acomodações são bangalôs de madeira sobre palafitas, com uma salinha com chão de areia no vão de baixo e o quarto no alto, com varanda, inspirados no estilo da Vila Kalango de Jericoacoara. A Pousada dispõe de chalés para 1 ou 2 pessoas e até mesmo para grupos. O Bar Pé de Vento, que funciona dentro da pousada, oferece variados drinks, e no segundo andar, o melhor camarote para acompanhar o kitesurf em ação. A pousada também oferece lounge para relaxamento e interação entre os hóspedes, café da manhã com infinitos sabores e delícias da região, o Bar e piscina sete mares, construída no centro do terreno, espaço relaxante com massagens, anti-stress, bambuterapia, entre outros e a escola de Kitesurf, dentre outros serviços.

Pousada Manatí

Reúne o charme da decoração rústica, com materiais da região e o que há de mais sofisticado. A pousada oferece muitas espreguiçadeiras, sala de ginástica bem equipada, sauna, piscina, restaurante, bar e acomodações super confortáveis e requintadas. Dispõe de apartamentos de 3 tamanhos diferentes e é a mais estruturada para receber famílias, pois oferece playground e copa do bebê. Adota política de sustentabilidade, com coleta seletiva de lixo, utiliza produtos biodegradáveis e valoriza a cultura local.

Ventos Nativos

Das pousadas à beira-mar, a Ventos Nativos é a mais simples, e por isso, a mais em conta. Não tem piscina, mas o deck com bar e espreguiçadeiras está num grande coqueiral à beira da praia. É composta por dois bangalôs grandes, de madeira, sobre palafitas, mais apartamentos num chalé de alvenaria. Oferece um maravilhoso café da manhã, passeios ecológicos e uma ótima localização. Além de dispor de uma perfeita estrutura para a realização de eventos como casamentos, aniversários, bodas e muito mais!

Pousadas perto da praia

Pousada Chic

A Pousada Chic fica localizada no meio de uma baía, entre mar e o mangue, e tem uma visão panorâmica do lugar, apelidado “Lagoon Town”. É uma pousada de luxo, que em nenhum momento apela para a rusticidade como substituto fácil para a qualidade. Apartamentos amplos e confortáveis, com móveis e equipamentos inusitados para uma pousada no litoral do nordeste. Com apenas quatro suítes e uma villa, é perfeita para casais em clima de lua de mel. No café da manhã, não deixe de experimentar os fabulosos cannelés, bolinhos de massa esponjosa típicos de Bordeaux.

La Cozinha Bungalows

Construida em 2016 no terreno dos fundos do restaurante mais concorrido de Barra Grande, a pousada é composta por 4 bangalôs, sendo um deles duplex, para famílias e mais um quarto. Todos são confortáveis e decorados sem grandes luxos, mas com bom-gosto e leveza. O projeto é todo trabalhado na sustentabilidade: a água é de captação de chuva, e o fornecimento de energia elétrica é graças à energia solar. A piscina tem uma raia e outros dois nichos, e está circundada por um deck. A praia está a duas quadras. O café da manhã têm o padrão de qualidade La Cozinha.

Aldeia Namoa

Namoa significa pessoa que vem de longe em tupi-guarani. Construída e decorada com uma linda e charmosa decoração rústica, as suítes acomodam 1 ou mais adultos e crianças. Possui ainda áreas para interação com jogos, ducha, bar, entre outros atrativos. Passarelas de madeira conectam todos os chalés e áreas sociais, evitando que os hóspedes sujem os pés na areia. A decoração é rústica e charmosa e o serviço, elogiadíssimo.

Vilarejo

Fica a 200 metros da praia, num terreno pequeno mas muito bem aproveitado, com os bangalôs construidos em volta de uma gostosa piscina ao ar livre. A pousada oferece bangalôs de dois andares, com saleta e cozinha embaixo, e quarto de dormir em cima, que acomodam até 4 pessoas. Entre as comodidades oferecidas estão uma cozinha de uso comum, um serviço de concierge, Wi-Fi gratuito, aluguel de bicicletas, jardim e churrasqueira.

Na Barrinha

BobZ Boutique Resort

Localizado no povoado da Barrinha, 3 km a leste de Barra Grande, o BobZ tem a mais bonita piscina à beira-mar da região. Os quartos unem conforto e rusticidade, as paredes são feitas de compensados de madeira, o teto é de palha. Duas suítes têm jacuzzis com vista para o mar. O resort disponibiliza equipamentos para kitesurf, stand-up paddle e ciclismo.

Onde comer

La Cozinha

O chef belga Hervé Witmeur descobriu Barra Grande em 2010, durante uma viagem de kitesurf. Mudou pra lá com a família no fim de 2012 e criou o La Cozinha, um restaurante gastronômico, com cardápio autoral. O menu muda diariamente, dependendo do que chega fresco do mar e dos produtos que cultiva na fazenda orgânica em Parnaíba. Há sempre duas opções de entrada, duas opções de prato e a sobremesa, por preço fixo e opções à la carte. Entre as deliciosas criações de Witmeur estão o velouté de gazpacho com gelo de melancia; o camarão com açaí e pimenta de cheiro; a picanha com pesto de caju, mousseline de batata doce e chips de Parma. O chef Hervé, desde o primeiro semestre de 2019 comanda também o Éllo em Jericoacoara. Fica na Pousada La Cozinha Bungalows. Tel. (86) 99907-6012.

Mô Cozinha Afetiva

O restaurante que tem o cardápio mais instigante! O crudo de peixe vem com picles de quiabo; o croquete é de moqueca de caranguejo; o ceviche faz o casamento da acidez do biribiri com a doçura da cajuína. Pratos principais: A massa com frutos do mar tem molho de abóbora e coco fresco; a carne de sol vem com nhoque de macaxeira e creme de queijo de cabra; o peixe é cozido na folha de couve e vem com molho de tucupi e legumes tostados. Para os que preferem sabores mais ortodoxos: Salada de feijão verde, banana da terra e queijo de quebra, seguida pelo arroz de capote com ovo frito. Sobremesa: creme de bacuri com sorbets de acerola e manjericão. Fica na Pousada Titas. Tel. (86)99821-3741

Villa dos Poetas

Fica a uma quadra da praia, o cardápio é uma lista de pratos que todo mundo gosta, incrementados com um ou outro detalhe original. Podemos citar: risoto de filé ao molho demi-glace; fettucine ao sugo com camarões flambados na cachaça; frango com purê de batatas na manteiga de frutas com salada verde. Ah! Não podiam faltar os bolinhos de bacalhau, os pastéis com muita carne e as manjubinhas fritas que servem de aperitivo. As duas especialidades da casa são para dividir: O Camarão da Villa: flambados na cachaça, com risoto de maçã e cubinhos de bacon e o Baião da Villa: feijão verde, arroz cremoso, queijo coalho e couve crispy. De sobremesa, Petit Gâteau de queijo com sorvete de goiabada. Tel. (86) 99966-2233.

Manga Rosa

O Manga Rosa é uma palhoça com mesas, que abre ao pôr do sol. O astral é muito gostoso e os preços são bastante simpáticos. Sugerimos alguns tira-gostos como: Dadinho de tapioca, bolinho de peixe, patinhas cozidas de caranguejo. Peixes: À belle meunière, ao pesto, ao molho de manga e pimenta rosa. Massas: Ao sugo ou aos frutos do mar com coco e coentro. Ah! Você também pode pedir filé e escondidinhos. Tel. (86) 3369-8151.

Ora Burger e Ora Bolas

O Ora Burger é a salvação para os que não conseguem viver sem um hambuguer. Oferece as versões tradicional, picanha, maminha com gorgonzola, frango empanado e vegetariano. Bacon, ovo e cheddar podem ser pedidos à parte.
Na hora da sobremesa, uma casquinha na sorveteria Ora Bolas.
Tel. (86) 98176-7111

O que fazer

Banho de Mar

Muitos consideram que Barra Grande tem um dosmelhores banhos de mar do Nordeste: as águas cristalinas de um bonito azul, muitas vezes mornas, e o mar calmo, com pequenas ondas, são extremamente convidativos para um bom banho. Não tem quem não saia energizado despois de alguns mergulhos. Quando a maré começa a subir, surgem dezenas de piscinas naturais e algumas ilhas: simplesmente sensacional!

Kitesurf

A prática de Kitesurf é o ponto alto do vilarejo. Você pode levar o seu kite ou alugar um. Nas escolas de kite, pode-se aprender a velejar do zero ou aprimorar seus conhecimentos sobre o esporte, aperfeiçoando manobras.
É possível, também, fazer downwind, ou seja: viajar velejando de kite para cidades próximas. A temporada dos ventos vai de agosto a dezembro, podendo esticar até janeiro. Detalhe: os cursos podem ser em português, inglês, francês, italiano ou espanhol.

Stand Up Paddle

Imagine um mar tranquilo, e você de pé, em cima de um pranchão, remando, pronto! Você já está praticando o stand up paddle, também conhecido como SUP. Para os praticantes, o SUP vai muito além de uma prática esportiva: ele é um estilo de vida a ser seguido.
Em Barra Grande, você pode alugar pranchas de stand up paddle direto na praia. Lá também tem instrutores para quem é iniciante.

Trilha do Cavalo Marinho

A aventura começa numa charrete puxada por um burrinho, que segue pela beira da praia até a beira do rio Camurupim. Você então embarca numa canoa que vai mangue adentro até chegar à colônia de cavalos-marinhos do Camurupim. Ali os canoeiros vão mergulhar para capturar, com cuidado, cavalinhos-marinhos, que são então acomodados em aquários de vidro para observação. No trajeto é possível observar espécies do mangue: animais, moluscos e crustáceos, dentre eles o caranguejo Uça, garças brancas e azuis, dentre outras aves e animais. Na maré vazante, é possível voltar flutuando, com o auxílio de colete, deixando-se levar pela corrente.

A Revoada dos Guarás

O passeio começa em uma lancha, às 14:30hs no Porto dos Tatus em Ilha Grande, a cerca de 90km de Barra Grande, em direção ao Baía do Caju. A Revoada dos Guarás acontece quando um grupo destes pássaros vermelhos voa em direção a uma pequena ilha para dormir à salvo dos predadores. O passeio termina ao por-do-sol com retorno ao Porto dos Tatus às 18:30hs.

O Cajueiro Rei

A 8 km de Barra Grande está o maior cajueiro do mundo, o Cajueiro Rei do Piauí, que ocupa uma área total de 8.832 m², e mede 732m de comprimento.
Este passeio é uma pequena trilha com vista para o mar. Durante este passeio, é possível conhecer um pouco da fauna e da flora da região.

Conhecer o Delta do Parnaíba

Estar no litoral do Piauí e não navegar pelo labirinto do maior delta fluvial das Américas é um pecado. São passeios belíssimos com paisagens maravilhosas. Os passeios saem do Porto dos Tatus, na Ilha Grande de Santa Isabel, a 80 km de Barra Grande.
A viagem até o porto leva pouco menos de 1h30. Recomendamos optar pelo passeio de lancha rápida com observação de guarás ao pôr do sol.

Vida Noturna e Gastronomia

Em Barra Grande você vai encontrar de tudo um pouco, por ser uma vila com grande variedade cultural, ela consegue agradar diversificados gostos.
Após o pôr do sol, a vila ganha um charme especial, com muitas opções de Bares e Restaurantes. Se você procura um ambiente mais agitado, irá encontrar na Rua dos Gringos. O bairro tem vários restaurantes que oferecem pratos estrangeiros e da culinária local e bares com musica ao vivo, bebidas diversas e atendimento de qualidade.

Festivais Musicais

Os festivais musicais em Barra Grande acontecem em diferentes épocas do ano, geralmente nos meses de fevereiro, junho, outubro, novembro e dezembro. Com diferentes estilos musicais, como blues, jazz, reggae e MPB, fazem de Barra Grande o lugar perfeito para fazer novas amizades, conhecer novas culturas e estilos musicais. Ah! Barra Grande é um dos destinos de Réveillon da categoria “descolados”.

Quando ir

Como em todo nordeste brasileiro, Barra Grande tem duas estações bem definidas, a estação chuvosa de fevereiro a maio, e a estação seca, de junho a dezembro. A temperatura, é estável durante todo o ano, com mínimas ao redor de 22ºC e máximas pouco acima de 30ºC. Entre agosto e janeiro o calor é bastante amenizado pelos ventos fortes e constantes.

Como chegar

Barra Grande do Piauí está a 70 km de Parnaíba, 170 km de Jericoacoara, 245 km de Barreirinhas, 400 km de Teresina, 449 km de Fortaleza e 480 km de São Luís. O aeroporto mais próximo de Barra Grande é o de Parnaíba, a 70 km, mas não adianta muito, pois Parnaíba recebe apenas um vôo semanal, da Azul, vindo de Campinas, aos sábados.

g

Fotos/Vídeos: Reprodução

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no print
Print

© 2021 – Todos os direitos reservados Blog César Macêdo
Desenvolvido por Rafael Teixeira – Criado com WordPress e Elementor PRO

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

IMPORTANTE! Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies. LER POLÍTICAS DE PRIVACIDADE.