Curiosidades: Dicas de etiqueta ao usar o celular

Os telefones celulares fazem parte do nosso dia a dia, porém é preciso lembrar que falar ao celular requer bons modos. É muito comum as pessoas ignorarem preceitos básicos no uso desses equipamentos, o que tem provocado muitas situações inconvenientes.

Confira as dicas que preparamos e evite constrangimentos.

– Respeite as pessoas que estão com você. Quando você interage com outras pessoas, seja em uma reunião ou em uma conversa, dê a elas sua atenção completa. Deixe a caixa postal fazer seu trabalho. Quando estiver com alguém, deixe que a caixa postal lide com as ligações não urgentes.

– Seja uma boa companhia para jantar. Ninguém quer ser audiência de uma conversa ao telefone celular, ou sentar em silêncio enquanto seu companheiro de mesa troca mensagens com alguém. Coloque sempre seu telefone no silencioso e o guarde antes de sentar. Nunca o coloque sobre a mesa. Se uma ligação for importante, desculpe-se e peça permissão antes de aceitá-la.

– Uma pessoa fala, em média, três vezes mais alto em um telefone celular do que em uma conversa. Quando atender o telefone celular em local público ou no trabalho, fale baixo, afinal, você não precisa compartilhar sua conversa com outras pessoas.

– Seja discreto nas discussões. Ninguém pode ouvir a outra pessoa ao telefone, então tudo o que veem é você gritando. E preste atenção em seu vocabulário. Uma regra: se você não entraria em um local público com uma palavra específica ou comentário estampado em sua camiseta, não use esses termos em uma conversa de celular.

– Respeite as zonas universais de silêncio, como teatros, cinemas, livrarias, igrejas, hospitais, bibliotecas e velórios. Neste locais o aparelho deve ficar desligado ou, pelo menos, no modo silencioso. Se precisar, atenda fora do ambiente ou deixe para retornar as ligações depois.

– Não use celular, nem troque mensagens de texto enquanto dirige. Além de ser uma infração de trânsito, o risco de acidentes é enorme.

– Respeite o espaço dos outros. Se usar seu telefone em público, mantenha uma distância de pelo menos três metros das outras pessoas.

– Quando for sua vez na fila ou hora de fazer um pedido, fique disponível para o funcionário. Fazer as pessoas esperarem você terminar uma ligação pessoal nunca é aceitável. Se a ligação for importante, saia da mesa ou da fila.

– Ninguém gosta de atender telefonema de madrugada, certo? Então, nada de incomodar ninguém antes das 9 horas da manhã e depois das 22 horas.

– Vai participar de uma reunião? A regra é desligar o celular. Esse não é a hora para falta de atenção e muito menos se ausentar da sala; a não ser em caso de extrema urgência. Nesse caso, avise antecipadamente aos integrantes da reunião para não causar mal estar, nem deixar uma má impressão.

– Nada de navegar na internet ou enviar mensagens enquanto uma pessoa estiver falando ou fazendo apresentações no trabalho.

– Durante o trabalho, evite perder tempo com ligações pessoais, seja breve ou utilize o horário de almoço para isso.

Pronto, agora, é só usar as regrinhas e falar à vontade!

Por: Juraci Neves

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no print
Print

© 2020 – Todos os direitos reservados Blog César Macêdo
Desenvolvido por Rafael Teixeira – Criado com WordPress e Elementor PRO

IMPORTANTE! Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies. LER POLÍTICAS DE PRIVACIDADE.