Depende do objetivo e do momento em que será consumida. A batata inglesa, mais popular na mesa dos brasileiros, é rica em carboidratos de absorção rápida e ideal para ser consumida logo pós treino ou competição de longa duração. Ela vai ajudar a acelerar a recuperação, restabelecendo os estoques de glicogênio muscular para o treino do dia seguinte. Além disso, é rica em vitamina C, que tem ação antioxidante, e em fibras solúveis, que ajudam a regular o intestino.
A batata doce, por ter um carboidrato de absorção mais lenta, é ótima para ser consumida no pré treino junto a uma proteína como ovo ou peito de frango. Bem versátil, pode ser utilizada em muitas preparações como coxinha assada no forno, gratinados, panquecas ou simplesmente cozidas.
Também é rica em uma variedade de vitaminas, minerais e fibras, além do betacaroteno, que é um excelente antioxidante. Então não vamos excluir nenhum alimento por considerar apenas um aspecto dele. O melhor é variar a alimentação e aproveitar o que cada alimentos tem de bom. As restrições ficam para as situações em que existe alguma doença ou alterações metabólica.
Dra. Ismênia Linhares – Funcional Life Clínic
Fixo: (88) 2144-4425
Rua Tabelião Antônio Almeida, 359 – Centro (ao Lado Igreja São Francisco).
Fotos/Vídeos: Reprodução