A banana é uma fruta rica em carboidratos, fibras e é considerada como um dos alimentos mais ricos em antioxidantes além de ter altas concentrações de potássio, magnésio, folato e compostos bioativos (como polifenois, carotenoides, aminas biogênicas e fitosterois).
E esses compostos bioativos já foram detectados na urina de voluntários, de acordo com um recente estudo publicado pelo The Journal of Nutrition (J Nutr; 149(10): 1701-1713, 2019). Nessa pesquisa , os voluntários consumiram 250ml de uma bebida controle ou 150ml da mesma bebida associada a 240g (3 unidades aproximadamente) de banana nanica madura (estágio 6). Após análise 📊 da urina de 24 horas, os pesquisadores encontraram 33 metabólitos diferentes, sendo 5 exclusivamente provenientes da banana. Entre os metabólitos encontrados, tiveram destaque aqueles provenientes do triptofano, da dopamina e da serotonina – que têm potencial bioatividade e podem agir no trato gastrintestinal; entretanto ainda não é possível afirmar que tais metabólitos tenham alguma neuroatividade.
Assim, devido a sua composição nutricional, a banana promove efeitos benéficos para a saúde humana, além de ser extremamente acessível economicamente, versátil e pode ser encontrada em diversos épocas do ano.
Lembre-se sempre de preferir pela banana orgânica, livre de agrotóxicos!
Dra. Ismênya Linhares – Funcional Life Clínic
Fixo: (88) 2144-4425
Rua Tabelião Antônio Almeida, 359 – Centro (ao Lado Igreja São Francisco)
Fotos/Vídeos: Reprodução